Caravela " Boa Esperança" |
A viagem de Vasco da Gama demorou cerca de dois anos (1497-1499), entre a ida e o regresso. Cada tripulante tinha funções próprias do seu cargo: o capitão comandava o barco, o mestre dirigia as manobras da embarcação e a tripulação; o piloto manejava os instrumentos de navegação como o astrolábio, os despenseiros distribuíam as rações alimentares, os cozinheiros, tanoeiros, calafates, um barbeiro, um cirurgião, um capelão, um escrivão, marinheiros e grumetes.
Rota de Vasco da Gama |
Ocupavam os tempos livres a pescar, catar os piolhos do corpo, jogar e conversar.
A alimentação era à base de biscoito ( pão de farinha de trigo cozido várias vezes), carne de porco ou vaca salgada, peixe seco e salgado, cebolas, alhos, figos, frutos secos, azeite, vinagre, vinho e água.
As embarcações cheiravam bastante mal, a tripulação não se lavava para poupar a água. Não havia casa de banho, os animais vivos embarcados e os restantes bens armazenados apodreciam e provocavam doenças. O escorbuto era a doença que vitimava mais navegadores. Cerca de 2/3 da tripulação da armada de Vasco da Gama morreram durante a viagem, incluindo o seu irmão Paulo da Gama.
Fontes:
Pedro Almiro Neves, et al., Clube de História 8, Porto Editora, Porto 1999 - Texto
Fátima Costa, António Marques, História e Geografia de Portugal 5, Porto Editora, Porto 2011- Imagens
2 comentários:
Estou a dar Os Lusíadas e estou a gostar muito. Os portugueses foram muito corajosos e nunca desistiram de chegar à Índia. Mesmo com o Baco sempre a atrapalhar lá conseguiram chegar ao Oriente.A minha professora diz que hoje deveríamos pôr os olhos nos nossos antepassados e lutar pelos nossos objetivos com determinação, com ou sem Adamastores.
O escorbuto era uma doença terrível devido à falta de vitamina C...
Os navegadores passaram um mau bocado para chegarem tão longe.
xD
Ana Casimiro, André Valador, Andreia Rodrigues, Andreia Lopes, Emanuel Duarte, Joana Martins, Maria Diogo, Mariana Matos, Sara Elias, Sérgio Prates, Sofia Policarpo.
Enviar um comentário